Artigos

« Voltar
Equilíbrio e Propriocepção

Equilíbrio e Propriocepção

Mas o que seria propriocepção?

Como o nome diz, propriocepção e a percepção de posicionamento que o corpo tem no espaço.

Também conhecida como cinestesia, essa percepção é possível, devido aos sensores neurais (pressorreceptores) e ao sistema nervoso que recebe informação e rapidamente manda uma resposta.

Um bom exemplo, é quando pisamos no Bosú, ao pisar, desequilibramos e automaticamente contraímos os músculos para recuperar o equilíbrio. Esse estímulo provoca uma maior consciência corporal, protege as articulações e assim temos um aumento de equilíbrio e velocidade de reação.

Se perceber, na segunda vez que subir no Bosú, vai parecer mais fácil. Treinos de propriocepção é indicado para todos, teremos como principal benefício a prevenção de lesão, a respostas aos estímulos passam a ser mais rápidos, as articulações (ligamentos e tendões) ficam mais fortes e resistentes e com isso a probabilidade de uma torção articular ou até mesmo uma queda e bem menor se mantermos esse tipo de treino na nossa planilha.

Um exemplo clássico, seria uma corrida em que em certo momento, um buraco ou uma pedra estivesse em nosso percusso, ao pisar , nossa musculatura responde rapidamente e a articulação suporta a carga até que o movimento seja corrigido.

Se você é atleta, esportista amador ou idoso, é um tipo de treino que deve estar presente na sua rotina de treino!


Gostou?

Compartilhe essa informação com seus amigo.

Autor:Thiago Monteiro

Matricule-se já